Central de Publicacões - Novidades para o seu negócio

Artigo

Cálculo Automático do Imposto

Assine nossa newsletter

O recurso de Cálculo Automático de Impostos está disponível no Ophos.CT-e. Esse recurso irá ajudá-lo na emissão do documento de uma forma ainda mais ágil, combinado com a importação do XML da NF-e.
O recurso permite o cálculo automático de impostos com determinação automática do CFOP, Natureza de operação, Percentual de Alíquota, Base de cálculo e Valor do ICMS por dentro e por fora e ainda o valor aproximado de Tributos que incidem sobre a prestação de serviço, a chamada Lei da Transparência Fiscal que começou a vigorar em Agosto de 2013. A determinação da alíquota aplicada é definida pela legislação de cada estado.
 
As configurações desse recurso são previamente ativadas no sistema pelo Suporte Técnico da Ophos, no momento da ativação da empresa.  Além disso, é possível também o cadastro de mensagens fiscais; exceções fiscais. Para maiores detalhes consulte a legislação do seu estado e informe-se com seu contador.
Ao importarmos o XML da NF-e os campos serão preenchidos de modo automático. Aqui vale uma observação: caso você não possua o arquivo XML da NF-e, você poderá preencher os campos do documento manualmente que mesmo assim o sistema fará o cálculo automático do imposto. 
 
O sistema fará o cálculo do imposto de acordo com as informações que foram importadas do XML da NF-e e daquelas que você inseriu nos componentes de valor da Prestação. Vamos analisar ?
 
1) Inicie importando o XML da NF-e
 
Imagem 1       Imagem 2       Imagem 3      Imagem 4
Imagem 5       Imagem 6       Imagem 7
 
2) Como você poderá visualizar nas imagens, na aba Dados, a importação do XML trouxe as cidades de início e término da prestação. 
 
Imagem 8
 
 
3) Veja também que o tomador do Serviço foi indicado como sendo o Remetente. Lembre-se: É você que define quem é o Tomador do Serviço.  Esse Tomador também deve estar cadastrado e com o Segmento definido corretamente, caso contrário o sistema não efetuará o cálculo automático do imposto.
 
Imagem 11       Imagem 12
 
4) Com o recurso do Cálculo Automático ativado, basta você preencher na aba serviços os componentes de valor da prestação, que o sistema realizará o cálculo do imposto automaticamente.
Depois que você indicar os componentes de valor da prestação, verá que no quadro que aparecerá ao lado você teria que indiciar o valor da Base de Cálculo e Alíquota, porém o sistema já terá feiro esse cálculo automaticamente pra você! De acordo com essas informações o sistema identificou a alíquota e o CFOP que devem ser utilizados, além disso, somou todos os valores dos componentes de valor da prestação e já preencheu o campo Base de Cálculo. Consequentemente, o valor do ICMS já foi calculado e apareceu no campo VALOR. Esse cálculo do ICMS foi feito por fora, mas o sistema pode fazer também o cálculo por dentro.
 
Imagem 13       Imagem 14       Imagem 15
 
No campo ‘VALOR DE IMPOSTOS’. Esse campo foi preenchido com o mesmo valor do ICMS. É nele que é necessário informar os valores aproximados de tributos incidentes nas prestações de serviço de transporte, para que essas informações sejam impressas no documento. Trata-se da Lei da Transparência Fiscal.
 
5) Além do cálculo automático do imposto, o sistema está configurado para preencher automaticamente outros campos que ficavam vazios depois da importação do XML da NF-e, como a Informação do Seguro e as informações do modal na aba Rodoviário, que são os campos RNTRC e Data prevista de entrega.
Há também como configurar o preenchimento automático do veículo e motorista, caso necessário.
 
Imagem 10       Imagem 16
 
6) Na aba Informações adicionais o texto aparecerá sem você precisar digitar nada, pois essa informação também foi configurada para ser preenchida automaticamente. 
 
Imagem 17
 
7) Pronto! O documento pode ser salvo ou enviado para autorização.
 
Imagem 18       Imagem 19       Imagem 20       Imagem 21
 
Com mais esse recurso a emissão do CT-e ficou mais ágil ainda!
Esse recurso pode ser utilizado em operações dentro e fora do estado; operações com o exterior, operações de retorno de frete, operações que envolvam redução de base de cálculo, substituição tributária em transporte e até mesmo isenções.
 
Para facilitar o entendimento, assista à vídeo-aula abaixo:
 
Ophos. Soluções Versáteis para o seu negócio!
 
 


Galeria de vídeos

Cálculo Automático de imposto do CT-e

Veja nesta vídeo-aula uma demonstração do cálculo automático de imposto do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e, usando a ferramenta de emissão da Ophos.

Play



Comentários Deixe o seu comentário. Sua opinião é muito importante.