Central de Publicacões - Novidades para o seu negócio

Artigo

Como gerar o CT-e a partir da importação dos arquivos NOTFIS resultando no CONEMB

Assine nossa newsletter

Além do XML da NF-e, a solução Ophos.CT-e também trabalha com arquivos padrão proceda, NOTFIS e CONEMB. Hoje já atendemos clientes que prestam serviço para o Magazine Luiza, Danone, Leroy Merlin e M. Dias Branco, utilizando a importação dos arquivos NOTFIS dessas empresas e devolvendo o arquivo CONEMB correspondente.
Vamos ver como isso funciona dentro da Solução Ophos.CT-e?
 
Primeiro, após receber o arquivo NOTFIS, salve o arquivo em seu computador. Depois acesse o sistema, como você normalmente faz. Vá até o menu Fiscal, opção Recepção de NF-e.
 
Início
 
 
Na tela seguinte clique no botão para 'Importar' para abrir a caixa de seleção do arquivo NOTFIS.
Na caixa vão aparecer duas opções. A primeira é o nome da empresa e a segunda opção é onde você deve selecionar o tipo de arquivo que irá importar as notas, XML ou NOTFIS. Selecione NOTFIS e depois clique Selecionar para procurar o arquivo em seu computador. Para isso abrirá uma janela do Windows. Navegue até a pasta onde o arquivo esta salvo, selecione o arquivo e clique no botão abrir.
 
 
Passo 01       Passo 02       Passo 03
 
Após selecionar o arquivo, clique no botão Processar. Feito isso o sistema irá mostrar para você, após a importação, todas as notas fiscais eletrônicas que estavam dentro do arquivo NOTFIS. Agora, você pode gerar o CT-e selecionando nota por nota ou, se o seu Estado permitir, selecionar várias notas para fazer um CT-e Globalizado. Depois de selecionar as notas, clique no botão ‘Gerar CT-e para NF-e selecionada’. 
 
Passo 04        Passo 05
 
A partir desse ponto o preenchimento é igual à importação do XML da NF-e devendo preencher somente o valor dos serviços e enviar o CT-e para autorização.
 
 
Como exportar o arquivo CONEMB
 
Agora vamos ver como exportar o arquivo CONEMB para você enviar ao seu cliente, após a emissão dos conhecimentos. Acesse o menu 'Operações' e clique na opção ‘Exportação XML ou EDI’. Na tela que abrirá, na opção Layout escolha a opção correspondente ao CONEMB. Escolha o período desejado. 
 
 Passo 06        Passo 07
 
O próximo passo é digitar o CNPJ da empresa para qual será enviado o arquivo e depois clicar no botão ‘Exportar’.
 
 
Passo 08
 
Após clicar no botão o sistema irá gerar um arquivo texto que deverá ser salvo em seu computador e depois anexado em um e-mail e enviado para seu cliente.
 
 
Passo 09
 
Pronto!
Você aprendeu a importar um arquivo NOTFIS e exportar um arquivo CONEMB.
 
Qualquer dúvida, entre em contato com nossa Equipe de Suporte Técnico através de um dos canais de atendimento.
 
Ophos. Soluções Versáteis para o seu negócio!





Comentários Deixe o seu comentário. Sua opinião é muito importante.