Central de Publicacões - Novidades para o seu negócio

Educação Financeira passa a ser obrigatória no ensino básico

Assine nossa newsletter

Aqui no Site e em outros canais o tema finanças é sempre um assunto recorrente nas publicações OPHOS, afinal o módulo financeiro é um dos itens que compõe o Sistema de Gestão OPHOS.TMS. 

A educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos financeiros. A gestão das finanças é muito importante para visualizar as oportunidades e os riscos para que se façam escolhas embasadas em números reais. 

Por isso, a Educação Financeira passa a fazer parte da base curricular dos alunos dos ensinos fundamental e médio. O Banco Central participou da interlocução com o Ministério da Educação para a inclusão do tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Documento é inédito no Brasil.

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Financeira passa a ser obrigatória e deverá ser abordada principalmente em Matemática e Ciências da Natureza para crianças do ensino fundamental. O Banco Central (BC) participou do processo de elaboração do documento, que começa a valer a partir do próximo ano letivo, por meio de audiências públicas.

Segundo a ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, apenas 22% dos brasileiros planejam suas vidas financeiras. Ter a Educação Financeira desde o início da educação primária, provavelmente transformará essa realidade.

Leia a matéria completa no Portal do Banco Central do Brasil

Fonte: Banco Central do Brasil






Comentários Deixe o seu comentário. Sua opinião é muito importante.